As grandes vantagens da vida moderna existem graças à energia elétrica. Tão essencial que, quando falta, parece que tudo para! E é claro que essa modernidade tem um preço – que pagamos quando a conta de luz chega.
Se você tem se incomodado com o valor da sua, confira as dicas que separamos para conseguir economizar. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença no orçamento do mês. Vamos conferir?
Leia mais: Bandeira tarifária: os 3 detalhes de sua conta de energia!
7 dicas para economizar na conta de luz
Além de contribuir ativamente para a sustentabilidade dos recursos naturais, o seu bolso se beneficia com uma conta de luz equilibrada e sem pesar tanto nas despesas da casa. Veja como tornar isso realidade:
1. Use lâmpadas de baixo consumo
Esqueça as lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Para economizar até 35% no consumo de energia elétrica, use as de LED. São feitas com tecnologia que gasta menos energia, são mais duráveis e menos poluentes no momento do descarte por não conter metais pesados.
Elas custam mais que as lâmpadas comuns, no entanto o custo-benefício vale muito a pena, principalmente se você precisa reduzir custos sem abrir mão da qualidade de iluminação nos seus ambientes.
2. Uso consciente do ar-condicionado
Em cidades quentes é difícil resistir à tentação de aliviar o calor. Para não se privar de uma atmosfera mais fresquinha e confortável, é só usar o ar-condicionado com consciência.
Ele é um aparelho que consome muita energia, não tem como fugir disso, mas algumas ações ajudam a amenizar o impacto da conta de luz.
- Feche bem as portas e janelas dos ambientes para uma climatização eficiente;
- Faça manutenção preventiva e limpeza periódicas nos filtros;
- Programe o aparelho para desligar após algumas horas antes de acordar;
- Estabeleça horários para usar o aparelho.
3. Escolha eletrodomésticos econômicos
Todo eletrodoméstico vem com um selo indicando a categoria de consumo a qual ele pertence. Opte sempre pelos aparelhos de categoria A, que são mais econômicos.
Em geladeiras, microondas e fornos elétricos é essencial que você fique atento, pois são eletrodomésticos que consomem grande quantidade de energia elétrica e são utilizados com frequência no dia a dia.
4. Evite o modo stand-by
Sabia que aparelhos eletrônicos ligados na tomada, mesmo sem uso, estão consumindo energia elétrica do mesmo jeito? Esses “sugadores” podem estar influenciando no valor da sua conta de luz sem que você perceba.
Portanto, desligue da tomada tudo o que não estiver sendo utilizado: fogão, micro-ondas, carregador de celular, televisão, etc.
5. Coloque a geladeira no lugar certo
Sabe qual é o lugar certo da geladeira e do freezer? Longe de fornos, fogões e janelas. Posicionar a geladeira em locais quentes faz com que ela trabalhe dobrado para manter a temperatura e, consequentemente, o esforço aparece na conta de luz.
6. Atenção ao chuveiro elétrico
Pequeno no tamanho e gigante na potência. O chuveiro elétrico é um dos campeões em consumo de energia elétrica. Para um uso consciente, o ideal é usar quando houver necessidade de um banho mais quente, em dias mais frios que o de costume.
Deixar no modo verão também ajuda, assim como fechar o chuveiro entre um enxágue e outro. Economize água e luz ao mesmo tempo.
7. Invista em energia solar
Por que não aproveitar uma fonte de energia grátis e sustentável, como a solar? Entre as vantagens está a redução do valor da conta de luz.
Hoje em dia os painéis solares e sua manutenção estão mais acessíveis, tudo com selo de garantia para atestar a eficiência e a segurança em usufruir de uma energia que aparece todo dia quando o sol nasce. É um investimento que vale muito a pena.
Este conteúdo foi útil para você? Com nosso artigo você viu que a conta de luz pode dar uma diminuída significativa adotando algumas atitudes para otimizar o consumo dos eletrodomésticos. E já que estamos falando sobre isso, temos um material que pode te interessar. Leia também:
– Ranking com os eletrodomésticos com maior consumo de energia da sua casa