Saiba tudo sobre as bandeiras tarifárias

Em algum momento você já ouviu falar sobre as bandeiras tarifárias? Elas estão em vigor desde 2015 e influenciam no valor da sua conta de energia. Mensalmente, essas bandeiras estão sinalizadas na conta e você pode verificar. Mas, muitas pessoas não entendem o porquê de elas estarem ali e também o porquê de serem criadas. Hoje trouxemos um assunto completo que vai lhe ajudar a compreender sobre as bandeiras tarifárias e lhe ajudar a entender esse sistema para gerenciar melhor o seu consumo de energia elétrica. Não perca tempo e continue sua leitura!

O que são essas bandeiras tarifárias?

 A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) resolveu criar o sistema de bandeiras tarifárias para que o consumidor se informe quando a energia estiver mais ou menos cara. Elas sinalizam o custo da energia gerada, estabelecendo um acréscimo no valor da tarifa de energia, dependendo das condições de geração de eletricidade. Nesse caso, a pessoa pode adequar o seu consumo de energia dentro dos períodos em que ela estiver mais alta.

Essas bandeiras são divididas em três cores, confira:

Verde: que sinaliza tarifa básica, sem aumento no preço de energia.
Amarelo e Vermelho: que sinalizam que há aumento na tarifa.

Quem é faturado pelo sistema de bandeiras tarifárias?

Todos os consumidores cativos das distribuidoras, exceto aqueles que estejam localizados em sistemas isolados. Nesse caso, estão excluídos do sistema os consumidores do mercado livre de energia e também aqueles que não estiverem conectados à rede pública das concessionárias de energias.

E quando são aplicadas as bandeiras tarifárias?

A hidrelétrica é a principal fonte de energia elétrica no Brasil, as usinas dependem do nível de água nos reservatórios para a geração de energia. As bandeiras tarifárias diferenciadas entram em vigor quando a produção de energia cai, como no caso em períodos de seca. Durante essas épocas, o nível das represas costuma diminuir e sua geração de energia fica abaixo do normal. Quando isso acontece, as concessionárias acionam outros tipos de geradores de energia, como as termelétricas, que têm um custo mais elevado e são altamente prejudiciais ao ambiente. É nessa hora que as bandeiras tarifárias entram, como forma de informar o consumidor sobre as variações no valor da conta de energia.

Então isso é um custo extra na conta de luz?

Não, pois esse custo de geração de eletricidade já era repassado ao consumidor antes mesmo da criação do sistema de bandeiras tarifárias. Na verdade, as bandeiras tarifárias possibilitam ao consumidor uma informação mais certa e transparente sobre o real custo de sua energia elétrica. Desta forma, o consumidor tem a chance de organizar da melhor forma o seu consumo de energia e reduzir o valor da sua conta ao final do mês.

Ainda tem dúvidas de como funcionam essas bandeiras tarifárias? Vem conversar com a gente e aproveite para ficar por dentro de outros assuntos que irão expandir sua visão sobre o futuro. A BRX Solar está pronta para lhe ajudar a entender mais sobre o mundo da energia solar e como essa é a melhor opção para levar mais economia, sustentabilidade e segurança para a sua vida e da sua família. Ficou curioso? Estamos te esperando através de nossas redes sociais.

Compartilhe

WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn