Quanto vou economizar por mês com energia solar

Sistemas fotovoltaicos estão cada vez mais comuns na vida dos brasileiros. Hoje os sistemas de geração solar são capazes de produzir e ultrapassar o equivalente a meia usina hidrelétrica de Itaipu.

Com isso, mais de 1,1 milhão de toneladas de CO² deixam de ser lançados no ar que respiramos. E sua conta de luz reduz consideravelmente. Quer entender como você vai economizar com a geração de energia solar?

Como funciona a geração de energia solar fotovoltaica?

Os sistemas de geração de energia fotovoltaica são instalados nos telhados ou em campo aberto para receber a maior quantidade possível de radiação solar.

As “placas solares” contém células fotovoltaicas e sob a incidência do sol, essas células sofrem o chamado “efeito fotovoltaico”, transformando a luz solar em energia elétrica. Essa energia segue em corrente contínua até um equipamento chamado inversor, onde é transformada em corrente alternada. Trata-se do tipo de energia utilizado comumente para acionar aparelhos eletroeletrônicos.

Essa corrente, que foi modificada, chega até um transformador que adequa os níveis de tensão ideal ao tipo de consumo, seja ele residencial ou industrial. Em seguida, a energia elétrica é conduzida às instalações elétricas da edificação, direcionada por quadros de distribuição. E assim abastece todo o consumo energético da empresa, seja ela administrativa, indústria, automobilística ou agropecuária.

Em sistemas de geração de energia solar on-grid, a eletricidade é introduzida diretamente na rede pública, à qual estão conectados.

E nos sistemas fotovoltaicos não conectados, chamados off-grid, a energia é armazenada em um banco de baterias para ser utilizada posteriormente, à noite ou em períodos de pouca radiação solar.

Sustentabilidade

Outro ponto que vale a pena destacar sobre os sistemas de geração de energia solar é a sustentabilidade. A capacidade de produção de energia renovável e a baixa emissão de gases poluentes desses sistemas favorecem o meio ambiente, evitando, dentre outros problemas, o efeito estufa.

Tudo isso ocorre pelo fato de que a geração de energia solar fotovoltaica utiliza uma fonte inesgotável para gerar eletricidade: os raios solares.

Sistema de monitoramento e manutenção

Para que todo esse sistema de geração de energia elétrica funcione como o planejado, é preciso um monitoramento constante da sua estrutura.

O usuário tem acesso em tempo real feito através de aplicativos para celulares e computadores, aos diversos dados sobre a geração de energia.

Informações sobre sustentabilidade, clima e desempenho de economia de luz são exemplos do que é possível acessar com o monitoramento. Esse tipo de controle permite a administração das manutenções e limpezas preventivas necessárias para manter o mecanismo funcionando adequadamente.

A economia da geração de energia solar

Agora vamos falar sobre economia. Um sistema de geração de energia solar é capaz de proporcionar uma economia na conta de luz que varia entre 50% e 90%. A estimativa é que todo o investimento retorne ao investidor em no máximo quatro anos.

Sistema ON-GRID

Esse sistema apresenta menor custo para instalação porque dispensa o uso de baterias e controladores de carga. Ele sincroniza o sistema de energia solar com a rede pública. Por isso, precisa do estabelecimento de uma conexão com a rede de distribuição de energia.

Isso significa que toda a energia excedente – produzida e não consumida – é injetada na rede de energia elétrica. Essa “sobra” é convertida em créditos de energia, que são abatidos na conta de luz.

Desta forma, eles reduzem ou até zeram o custo da energia fornecida pela concessionária para suprir as necessidades do consumidor em períodos em que o uso é maior que a produção solar.

Sistemas OFF-GRID

Diferente do on-grid, esse tipo de sistema de geração solar dispensa conexão com a rede de distribuição de energia elétrica. É sustentado através de baterias, utilizadas como dispositivos de armazenamento.

O sistema autônomo é composto por painéis solares, baterias, cabos, estrutura de suporte, inversores e controladores de carga.

O off-grid, geralmente, é utilizado para fins específicos. Um exemplo disso é o bombeamento de água, eletrificação de cercas elétricas e em postes de luz.

Toda energia excedente gerada é armazenada no banco de baterias. Assim ela pode ser utilizada em períodos noturnos, em que não há a incidência dos raios solares. Nesse caso, as baterias servem como um sistema reserva de energia.

Quanto você economiza com a geração de energia solar?

A economia na instalação de um sistema de geração solar ocorre de forma cumulativa. No cálculo, é considerada a diferença de geração mês a mês, além do custo da manutenção anual necessária à limpeza e conservação dos módulos fotovoltaicos.

O payback, retorno previsto para o investimento, é de quatro anos. Mas nos 25 anos de funcionamento das placas solares, você deverá ter um retorno financeiro equivalente a 18 vezes o valor total da usina solar!

Compartilhe

WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn