Se você tem interesse em instalar um sistema solar em casa, saiba que vai se deparar com diversas nomenclaturas como painel monocristalino e policristalino, além disso você também vai encontrar diferentes modelos, marcas e tipos de painéis. É nessa hora que surge aquela dúvida, qual a melhor escolha? Embora tenham nomes complicados, os painéis solares possuem diferenças entre seus modelos, que é identificada através do tipo de tecnologia que as células fotovoltaicas utilizam.
Para quem não conhece, essas células são responsáveis por captar a radiação solar, e transformá-la em energia. Nesse caso, podemos identificá-la como um dos principais componentes dos painéis. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre eles, continue sua leitura.
Quais as diferenças entre os painéis?
Ambos os painéis são compostos por silício, mas no caso suas fabricações e manipulações são feitas de diferentes formas.
No caso dos painéis policristalinos, eles são feitos a partir de pequenas partículas de cristais de silício. Essas pequenas partes são fundidas e originam grandes blocos de silício. A partir desse agrupamento surgem as células fotovoltaicas. Agora o painel monocristalino, é feito por apenas um bloco cristalino, mais puro.
Os módulos policristalinos são compostos por pequenos cristais, no caso as fronteiras presentes entre as partículas dificultam a passagem da corrente elétrica. Com isso, os painéis monocristalinos acabam se tornando mais eficientes quando relacionados à questão de potência por área, afinal eles têm maior espaço para os elétrons se movimentarem e então gerarem a energia solar.
O painel monocristalino dispõe de uma cor mais homogênea e seus cantos são redondos. Por isso, algumas pessoas os consideram mais bonitos. Os módulos policristalinos, por outro lado, são azulados e não tão homogêneos.
Quais as vantagens e desvantagens dos painéis monocristalinos?
Esse tipo de painel, tem a tecnologia mais antiga presente na história dos painéis solares. Ele vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e prevê-se que ele vai ser ainda mais aderido ao redor do mundo.
Dentre suas vantagens estão:
– Maior eficiência quando comparados a outras tecnologias comerciais;
– Possuem garantia de 25 anos dadas pelos fabricantes;
– Em casos de pouca incidência solar, eles se comportam melhor do que os policristalinos.
E desvantagens estão:
– Esse tipo de painel tem um custo maior quando comparado aos painéis policristalinos, por exemplo.
– Na produção ele gera mais material descartado que os outros.
Quais as vantagens e desvantagens dos painéis policristalinos?
Mesmo que seja menos eficiente que o monocristalino, os painéis policristalinos ainda são muito utilizados devido ao custo em algumas situações. Por sua simplicidade de fabricação e menor custo, ele dominou o mercado, porém nos últimos anos, tem perdido seu espaço para as novas tecnologias.
Dentre suas vantagens estão:
– O valor de investimento é menor, quando comparado aos módulos monocristalinos;
– Possuem garantia de 25 anos dadas pelos fabricantes;
– Geram menos resíduos provenientes do corte do silício.
E desvantagens estão:
– Tem menos eficiência do que os monocristalinos;
– Em alguns casos, precisam de mais módulos para atingir a produção necessária devido a baixa potência.
E qual desses é o melhor para o seu projeto?
Para fazer sua escolha, é recomendado analisar suas condições e necessidades. É muito importante também contar com a ajuda de profissionais capacitados, que possam auxiliar a definir qual dos módulos tem o melhor custo benefício para o seu projeto.
Cada instalação é única e tem suas particularidades bastante específicas que precisam ser avaliadas por um profissional. A BRX Solar conta com esses profissionais e com a experiência de mercado para melhor lhe instruir na elaboração de seu projeto.
Se você quer entender mais sobre os painéis e tirar suas dúvidas, fique conectado conosco através de nossas redes sociais.