Ter um kit solar pode ser o sonho de muitas pessoas que desejam ter sua conta de energia reduzida. No entanto, muitas pessoas moram de aluguel e possuem dúvidas quanto a esse procedimento.
De fato este é um assunto interessante de se abordar, pois a casa alugada nem sempre dá a estabilidade que uma pessoa procura. E investir em um sistema com um valor alto numa casa que não é sua, pode causar muita insegurança.
Por falta de informação, muitas pessoas deixam de correr atrás disso achando que é um assunto complexo demais. No entanto, falaremos um pouco melhor sobre esse tema e explicaremos alguns pontos necessários.
Leia também: Energia solar em casas: respondemos as 5 dúvidas mais comuns
O que saber sobre adquirir um kit solar?
Muita gente acredita que o fato de morar de aluguel atrapalha inúmeros sonhos, e um deles é de ter as placas fotovoltaicas como um objeto útil contra altas faturas.
No entanto, já adiantamos que essa não deve ser uma questão. Mas antes de falar sobre este assunto, é interessante que você saiba como é feita a instalação de uma placa.
Os chamados painéis fotovoltaicos são placas feitas com uma tecnologia capaz de captar a luz do sol e transformá-las em energia elétrica. Por isso que em sua instalação, arma-se antes todo um projeto.
Tudo isso para saber se o sol baterá nas placas para que elas funcionem. O local ainda precisa ser de fácil acesso para que se possa facilitar futuras manutenções.
Além disso, é necessário que se saiba se o sistema elétrico da casa teve uma boa projeção para que não possa ocorrer o risco de comprometer o desempenho da tecnologia.
Qual é o melhor: painel ligado à rede ou isolado?
Os painéis fotovoltaicos possuem dois modelos, os que são isolados e os que são ligados à rede. O primeiro modo possibilita que a energia gerada seja armazenada em baterias para que se possa usar mais tarde.
Já o segundo, a energia é fornecida para as concessionárias e o consumidor acaba recebendo seus créditos para abatimento do valor da energia.
O cliente é quem decide o melhor modelo a adotar. Eles também podem ser chamados de off grid e on grid.
Leia também: Financiamento para Energia Solar: As melhores linhas disponíveis!
O que fazer quando a casa é alugada?
Se você mora de aluguel em um imóvel e deseja ter os painéis fotovoltaicos instalados, a primeira coisa a se fazer é conversar com o proprietário para que ele saiba de sua vontade e autorize isso.
Você deve saber que o sistema quando for ligado, será vinculado ao nome do titular da conta de energia. Então se a fatura estiver no nome do dono, o sistema também estará.
Depois de autorizado e instalado, se o inquilino quiser fazer uma mudança para outra casa haverá um impasse. Isso porque se foi ele quem comprou e pagou pela instalação, o que se deve fazer?
O ideal é fazer uma solicitação de desinstalação e um novo pedido junto à concessionária para que se possa elaborar um novo projeto na nova residência.
Agora se a situação for a seguinte: você é o inquilino e quer se mudar para uma casa que já tenha o sistema. Nesse caso, se quem pagou pelo sistema foi o proprietário, você apenas irá usufruir do sistema.
Sendo assim, fará o pagamento da conta normalmente, mas em caso de você querer se mudar, você não poderá levar o sistema com você, já que ele está vinculado ao nome do proprietário.
Quais as principais vantagens de adotar um sistema de painel solar?
O painel solar, assim como tudo aquilo que te trará economia, é um investimento. Principalmente porque sua vida útil ultrapassa os 25 anos.
Sendo assim, você pode usufruir bastante desse serviço sem se preocupar se ele está perto do fim. Até porque, o material utilizado para a produção desses painéis, possui alta tecnologia e é muito resistente.
Portanto, eles aguentam praticamente todo tipo de situação, tendo que fazer pouquíssimas manutenções por ano.
Então, apesar de ser um investimento, ele também é uma economia que se paga em pouco tempo.
Os painéis solares oferecem uma energia completamente renovável, logo, sua fonte é infinita. Além disso, contribuem demais para o meio ambiente pois não soltam poluentes no ar.
Por que adotar as placas solares?
O Brasil está entre os 5 países que possuem taxas altíssimas na cobrança de energia. Além disso, nosso país é um dos melhores para adotar o sistema de placas fotovoltaicas.
Isso porque a incidência de luz solar aqui é muito boa, podendo nos tornar potência quanto ao uso dessa tecnologia. No entanto, não é isso que se vê.
Muitas pessoas ainda desconhecem sobre esse sistema e acabam deixando de saber sobre os benefícios que ele traz e a economia que ele gera.
O projeto de instalação do sistema também é muito rápido e simples. A empresa especializada fica responsável por ele do início ao fim.
O prazo médio para que possam ser instalados vai de 2 a 3 dias. Quando se trata de manutenção, ela é praticamente inexistente.
Isso porque o próprio morador pode fazer esses ajustes, que basicamente seria retirar poeira ou folhas em cima das placas para que a poluição do dia a dia não comprometa a absorção de luz.
Em lugares onde chuvas são regulares, essa manutenção acaba sendo menor ainda pois a chuva mesmo se encarrega de limpar as placas.
Logo, tudo isso acaba se transformando em uma série de vantagens para o consumidor que vai usufruir das placas por muito tempo de sua vida, independentemente se for uma casa alugada ou própria.
Conclusão
Por fim, vimos então um pouco sobre como funciona a questão de adotar um kit solar em residências alugadas e como isso não impede que esse sistema seja feito.
Como mostramos aqui, as placas solares trazem benefícios incontáveis para quem a possui, em curto e longo prazo. Portanto, não há motivos para não realizá-lo.
Procure uma empresa especializada nesse setor, como a BRX Solar, e se informe sobre o que é necessário para você ter sua placa solar.
Comente aqui o que achou deste conteúdo e compartilhe-o com mais pessoas.