Os 4 impactos no meio ambiente da energia não renovável

Toda energia não renovável causa impactos na natureza, a sua maioria irreversíveis tanto à ela quanto a nós humanos. Conheça os malefícios!
Os impactos da energia não renovável podem ser medidos pelo aquecimento global e a destruição da fauna e flora no entorno dos núcleos onde são instalados

Atualmente estamos passando por uma transição energética. O objetivo é que a utilização da energia não renovável seja cada vez mais reduzida.

No seu lugar, a energia renovável é capaz de gerar energia de forma limpa, sem trazer tantos impactos ao meio ambiente. Essa transição é uma das principais estratégias mundiais para o combate ao aquecimento global.

Mas, o aquecimento global não é o único impacto no meio ambiente causado por essas fontes de energia não renováveis. Então, continue lendo o artigo para entender quais são esses impactos.

 

O que é a energia não renovável?

A energia não renovável, ou como alguns preferem, a energia suja, é aquela que é gerada a partir de fontes esgotáveis. Ou seja, é uma fonte de energia que se esgota na natureza, e como consequência, geram impacto no meio ambiente.

Em geral, é uma energia que tem origem animal ou vegetal, sendo limitada e podendo demorar muitos anos para serem formadas na natureza. Sendo assim, não é de fácil regeneração e são finitas.

Entre as principais podemos citar os combustíveis fósseis, que talvez sejam os mais conhecidos, e quando falamos deles, estamos falando de:

  • Petróleo;
  • Carvão mineral;
  • Gás natural;
  • Xisto betuminoso.

A geração de energia através desses restos orgânicos é feita através da sua queima. Então, essa queima libera gases que são nocivos para o nosso planeta.

Uma das principais vantagens dos combustíveis fósseis é que seu custo é baixo. Principalmente em relação a outras fontes de energia. Além disso, elas possuem um bom rendimento energético.

O custo para extrair e utilizar fontes de energia não renováveis é baixo

Por isso, por muitos anos foram as fontes de energia mais utilizadas, o que explica porque hoje estamos enfrentando essas mudanças climáticas. Além disso, podem ser também os combustíveis nucleares, que são obtidos através de elementos radioativos.

É um tipo de geração de energia de alto custo e muito arriscado, com alto risco de contaminação radioativa.

Todas essas fontes de energia não renováveis, hoje em dia, estão começando a ser substituídas pelas renováveis. Também conhecidas como limpas.

É uma geração de energia que não tira nada do meio ambiente e só utiliza elementos renováveis. Como por exemplo a energia solar e hidrelétrica.

 

Quais os impactos ambientais da energia não renovável?

Essa mudança que estamos vivendo hoje em dia faz parte de um plano de contenção das mudanças climáticas. Com o aquecimento global cada vez mais evidente, é preciso reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Então, para entender a importância dessa transição energética, separamos aqui os principais impactos ambientais da energia não renovável.

1. Poluição do ar

Como falamos anteriormente, para gerar energia através dos combustíveis fósseis, é preciso fazer a sua queima. Isso significa que os restos dessas queimas vão para o ar que respiramos.

Com esses gases poluentes no ar, são muitas as consequências negativas. O ar poluído pode afetar diretamente a saúde da população e também da fauna terrestre.

São muitos os problemas respiratórios hoje em dia, em grandes centros urbanos, pois, a população é obrigada a respirar esse ar poluído.

Além disso, outra consequência são as chuvas ácidas que se formam, através dos gases que ficam na atmosfera. Esses gases formam ácidos que voltam para a terra pela chuva.

Essas chuvas podem ser muito prejudiciais para a natureza e para os humanos. Além disso, uma das maiores consequências da poluição do ar é a mudança climática, mas isso falaremos no próximo tópico.

2. Aquecimento global

Os gases do efeito estufa são gases que absorvem parte da radiação solar e tornam mais difícil o escape dessa radiação para o espaço. Portanto, há um acúmulo de calor na atmosfera terrestre e faz com que a temperatura global se eleve.

Entre os principais gases do efeito estufa temos:

  • Dióxido de Carbono (CO2);
  • Metano (CH4);
  • Óxido Nitroso (N2O);
  • Hexafluoreto de Enxofre (SF6);
  • Hidrofluorcarbono (HFC);
  • Perfluorcarbono (PFC).

A maior parte desses gases são emitidos para a atmosfera pela sua queima, que é feita para geração de energia. Portanto, se a geração de energia não renovável não for reduzida nos próximos anos, não iremos parar de emitir os GEE.

Isso fará com que a temperatura da terra suba de uma forma irreversível, prejudicando todo o nosso ecossistema, aumentando o nível do mar e piorando cada vez mais a escassez de água ao redor do globo.

3. Poluição de água

O petróleo, uma das principais fontes de energia renovável, muito usado também para produção de plástico, é um dos maiores poluidores dos mares. Pois, o petróleo é na verdade extraído do fundo do mar, a partir de grandes plataformas.

Então, esse petróleo deve ser levado até as refinarias que vão transformá-lo na fonte de energia e de plástico que conhecemos. O grande problema é o risco de vazamento em uma dessas etapas de produção.

O vazamento do petróleo em alto mar prejudica muito a fauna e flora marinha. Então, podemos evitar isso reduzindo a exploração desse combustível.

4. Desmatamento

São nas florestas que encontramos o carvão mineral, uma das principais fontes de energia, pois, é um recurso de áreas sedimentares.

Para ter esse recurso, é preciso fazer grandes escavações em áreas florestais, o que gera um grande impacto na flora e fauna presentes no local. Portanto, há uma grande perda de área verde. 

É bom lembrar que as florestas ajudam muito no combate ao aquecimento global por capturarem GEE, como o CO2. Então, acaba prejudicando não apenas a flora e fauna local, mas também a qualidade do ar.

 

Conclusão

Esses são os principais impactos ambientais das fontes de energia não renováveis. Mas, na verdade, dentro de cada impacto ambiental listado podemos ver inúmeros desgastes, tanto para flora, fauna, quanto para a população e sua saúde.

Precisamos diminuir cada vez mais o uso de combustíveis fósseis e começarmos a investir em fontes de energia limpa, como por exemplo energia solar.

É um movimento que está acontecendo em todos os lugares do mundo, com investimento alto nesses novos tipos de energia. Assim, o custo pode reduzir.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui seu comentário.

Compartilhe

WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn