Financiamento para Energia Solar: As melhores linhas disponíveis!

Diversas pessoas desejam adotar um sistema de energia solar mas, não tem condições e para isso existem hoje opções de financiamento. Saiba mais!
o sonho de possuir elergia solar não fica distante com a possibilidade de financiamento para a compra de painel solar

Se você está pensando em instalar um sistema fotovoltaico na sua residência, ou na sua empresa, então você pode optar por um financiamento para energia solar. 

Apesar de estar cada vez mais acessível, ainda é uma tecnologia que precisa de um alto investimento inicial, que nem todos possuem. 

Continue lendo o artigo até o final para saber como o financiamento para energia solar funciona e quais linhas você pode utilizar.

 

Como obter um financiamento para energia solar?

No país e ao redor do mundo, cada vez mais as pessoas estão investindo em sistema energético solar, seja para residência ou empresas. Somente no Brasil, já são mais de 300 mil sistemas on grid instalados

O investimento nesse modal torna-se mais acessível devido às novas tecnologias que são cada vez mais econômicas. 

Com isso, é possível reduzir os seus custos com a conta de energia.

Você consegue obter o retorno do investimento inicial para compra e instalação do sistema solar em cerca de 6 anos. Depois disso, tudo será lucro para a empresa e um ótimo custo benefício para o consumidor final.

Levando em consideração que um painel fotovoltaico tem a vida útil de mais de 25 anos, você entende melhor a respeito do custo benefício de se adotar a energia solar. 

Apesar de valer a pena pela recompensa, muitas pessoas ainda não possuem o dinheiro inicial para comprar e instalar o sistema de distribuição energética solar. 

Por isso, os bancos fizeram linhas de financiamento voltadas para a instalação de fontes renováveis de energia. E, mais especificamente, para energia solar. 

Esses financiamentos surgiram como um incentivo ao uso de energia renovável e tornaram-se uma excelente opção, tanto para residências, quanto para empresas. 

Com essas linhas de financiamento, é possível financiar o custo total do seu sistema. Geralmente, para garantir o empréstimo, você tem a opção de colocar a propriedade como garantia, ou os próprios equipamentos. 

Antes de mais nada, você deve verificar se está ou não apto para honrar esse financiamento com o tempo.

Alguns contratos preveem a remoção do sistema energético instalado e sua respectiva revenda em caso de não cumprimento do valor acordado. Irá depender do tipo de contrato.

 

Quais as melhores linhas de financiamento disponíveis para energia solar ?

Hoje em dia, são mais de 70 linhas de financiamento para energia solar no Brasil, de diversas instituições financeiras diferentes. Em geral, o modo de financiamento é similar àqueles feitos para compra de imóveis e veículos. 

Antes de ter o financiamento aprovado, a instituição fará uma análise de crédito. Nessa etapa, eles irão checar se você não possui nenhuma dívida, com nenhuma outra instituição financeira, ou até mesmo no SPC, por exemplo. 

Uma vez aprovado, o seu crédito é liberado. Geralmente, o financiamento pode ser para a aquisição do sistema solar e também para a sua instalação. 

O ideal é que você peça uma cotação em várias instituições financeiras, pois cada uma possui um método de acordo com o sistema escolhido.

Então, leve em conta não apenas o valor do investimento, mas também os prazos dados, a forma de pagamento, os juros e todos os benefícios.

1. Santander 

O banco Santander oferece uma linha de financiamento para sistemas de energia solar, como uma ação do banco para incentivar o uso de energias renováveis. Nessa linha de crédito, os juros variam de acordo com o valor e algumas condições escolhidas. 

Além disso, o financiamento é feito, geralmente, em 60 parcelas, dando para o cliente muito tempo para pagar, podendo aproveitar dos benefícios do sistema solar até lá.

2. Sicredi 

Para quem não conhece, o Sicredi é uma cooperativa financeira. Ela possui também uma linha de financiamento especial para quem deseja instalar sistemas de energia solar. 

Assim como no Santander, essa linha de crédito é feita em 60 parcelas. Em relação aos juros, eles podem variar entre 1% e 3% mensais. É preciso estar associado a essa cooperativa, podendo ser pessoa física ou jurídica. 

3. Banco do Brasil 

O Banco do Brasil oferece dois tipos de linha de financiamento para sistema solar, ambas somente para pessoa jurídica. A primeira se chama Proger Urbano Empresarial e pega recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador para isso. 

Para obter o financiamento, o seu projeto deve gerar ou manter empregos e renda. Há uma limitação de 80% do valor total a ser financiado. 

A outra linha de crédito seria o FCO Empresarial, que é direcionado para empresários que atuam na área rural, no Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. 

4. Caixa Econômica Federal 

A Caixa já possuía uma linha de financiamento chamada Construcard, que é especificamente para financiar a compra de materiais de construção. A partir dessa linha, a Caixa abriu também para projetos que envolvem energia solar. 

Com isso, os juros saem a 1,95% por mês e o financiamento pode ser parcelado em até 240 vezes. Sendo assim, a maior quantidade de parcelas que você irá conseguir em uma linha de financiamento. 

5. BV Financeira 

O financiamento para energia solar da BV Financeira pode ser tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas. No caso de pessoas físicas, o crédito é de até R $200 mil e para pessoas jurídicas até R $2 milhões. 

Nessa linha de crédito as taxas são pré-fixadas, sendo algo em torno dos 1,5% mensais. Com uma carência de até 90 meses, você deve pagar a primeira parcela em dois meses, mas pode ser parcelado em até 72 meses. Além disso, eles cobrem 100% do seu projeto. 

6. BNDS 

as empresas e indústrias podem se beneficiar do uso de energia sustentável

O BNDS, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, possui uma linha de financiamento para energia solar que cobre até 80% do seu projeto. 

O juros é anual, sendo a uma taxa de 7,5% por ano. Por isso, é voltado geralmente para grandes projetos e pessoas jurídicas, e não físicas.

Conclusão

Com essa lista você já tem informações suficientes para buscar a melhor linha de financiamento para energia solar para você. 

Pesquise bastante, estude as opções e as condições. É importante que você assuma uma linha de financiamento que você realmente consiga pagar. 

E aí, você está pensando em instalar um sistema fotovoltaico em casa? Se sim, deixe aqui seu comentário. 

Compartilhe

WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn