Entenda melhor como funciona o retorno do investimento em energia solar

Optar pela energia solar, é escolher ter um investimento para o futuro. E como você pode ter a certeza desse investimento? Dúvidas podem surgir no desenvolvimento desse projeto, por isso estamos aqui para lhe explicar melhor como funciona toda a execução do seu sistema de energia.

Primeiramente, você sabe por que investir em energia solar?

Não é só porque tem um ótimo custo-benefício para as residências ou empresas, quando se considera a atual tarifa de energia, em relação ao custo total de instalação e operação do sistema solar fotovoltaico. Entre todas as vantagens de ter a energia solar como investimento, podemos citar as principais características, como: é uma energia limpa, abundante e que funciona em sistemas completamente personalizados. Além de tudo isso, você consegue ver no futuro a economia que está fazendo e como você pode ajudar o planeta a se tornar um lugar mais sustentável.

Mas existe um cálculo sobre esse investimento?

Se você está se fazendo essa pergunta, saiba que o retorno do investimento em energia solar pode variar entre 3 e 6 anos, sendo que dentro desse prazo o retorno pode ser até mais rápido, caso seja um projeto instalado de grande porte. Tendo em vista tudo isso, podemos dizer que a rentabilidade de investir na produção desse tipo de energia é bem grandiosa quando comparada a outras aplicações financeiras. Ainda mais, quando estamos vivendo em tempos de constantes quedas na taxa de juros Selic, que é o que rege a remuneração da maior parte dos papéis de renda fixa.

Contudo, é preciso entender que o cálculo do ROI de energia solar é particular a cada projeto realizado, por conta de suas características individuais de cada unidade consumidora. Entenda quais são as variáveis centrais que devem ser consideradas para que você ache o tempo estimado de retorno do seu investimento.

  • Vida útil do sistema superior ao tempo de retorno

Os sistemas fotovoltaicos tem uma grande durabilidade, com vida útil de 25 anos, em média. Dentro dessa análise, o tempo de retorno de investimento, também chamado de payback, é o período necessário para que o custo de instalação se pague, e aí comece a dar o lucro esperado. O cálculo depende de variáveis como o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema de energia solar (kWh), e é claro, considerando as tarifas de energia (R$/kWh) que podem ser diferentes de uma localidade para outra.

No caso do Brasil, o payback pode variar dentro do período de 5 e 10 anos, o que demonstra que o período de benefício do investimento pode chegar a 4 vezes do que ele.

  • Redução de gastos e retorno de créditos

O sistema solar pode ser obtido mesmo longe das grandes redes de distribuição, de forma isolada. Mas, quando os painéis solares estão instalados de forma integrada ao sistema elétrico da concessionária, a energia gerada que não for consumida totalmente, poderá ser “injetada” na rede de distribuição e transformada em créditos. E esse crédito é compensado na próxima conta de energia, reduzindo assim o valor cobrado. Essa “troca” de energia constitui o sistema de compensação regulamentado pela ANEEL.

  • Valorização do seu imóvel

Além de economizar na sua conta de energia e receber créditos para serem usados,  o sistema fotovoltaico  para geração de energia elétrica e aquecimento de água é considerado uma melhoria na edificação. Por ser considerado um recurso arquitetônico moderno e sustentável, o sistema de energia solar contribui para a valorização do imóvel em até 6%. Ou seja, você ganha muito mais caso queira repassar a sua residência ou espaço no futuro.

O que achou dessas vantagens? Você pode fazer seu investimento no futuro ainda hoje! Contamos com uma equipe treinada e especializada, que está pronta para cuidar do seu sistema solar. Juntos podemos construir um projeto incrível! Fique conectado conosco através de nossas redes sociais.

Compartilhe

WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn