Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre esses dois tipos de energia, mas você sabe a diferença entre elas? Uma vem de fontes que não se esgotam na natureza, já a outra é capaz de se esgotar através do uso excessivo para a geração de energia. Para que você fique ainda mais por dentro desse tema, vamos mostrar um pouco sobre a diferença dessas duas modalidades de geração de energia.
FONTES DE ENERGIA
Antes de tudo, precisamos saber sobre as fontes de energia. Elas são recursos obtidos através de matérias-primas utilizadas para gerar energia, para diversos meios como: empresas, máquinas, fábricas, pequenos estabelecimentos comerciais, aparelhos eletrônicos etc.
Essas fontes se separam e dois grupos, que são as renováveis e não renováveis. Originadas de fontes naturais ou artificiais. Ambas as fontes são essenciais para o mundo moderno, onde podemos ver que a energia é utilizada para o funcionamento de tudo. Mas, vendo a realidade atual e as mudanças climáticas, é importante destacar as energias limpas, que não são prejudiciais para a natureza, diferente das fontes tradicionais.
Por conta disso, diariamente novas fontes de energia e alternativas surgem, e acabam se tornando fundamentais em substituição das fontes convencionais (não renováveis). Chegou a hora de ver a diferença entre ambas.
ENERGIA RENOVÁVEL
Esse tipo de energia, são aquelas que são geradas por meio de uma fonte que se renova naturalmente, que é cíclica e portanto, inesgotável. A energia renovável está sempre disponível e acessível, pois são abundantes e muito menos poluidoras do que as energias convencionais. Uma vez que esse tipo de energia não se esgota, é imprescindível lembrar que ela se torna a melhor alternativa para a geração de energia a longo prazo. Dá uma olhada nos exemplos de fontes renováveis:
– Eólica;
– Hidrelétrica;
– Da Biomassa;
– Maremotriz/Ondomatriz;
– Solar.
No Brasil, a Energia Solar está entre as energias renováveis mais utilizadas.
ENERGIA NÃO RENOVÁVEL
Já esse tipo de energia, pode se esgotar com o tempo e também com o uso excessivo para a geração de energia. Com essa limitação, ela pode ser vista como uma fonte de energia em que conflitos e interesses econômicos entre nações são sempre debatidos. A energia não renovável é extraída de elementos que se encontram na natureza, porém, que são finitos, ou seja, se esgotam. Dá uma olhada nos exemplos:
– Usinas Nucleares;
– Combustíveis fósseis.
BRX SOLAR É A MELHOR OPÇÃO DE ENERGIA PARA VOCÊ!
Se você conseguiu entender a diferença entre os dois tipos de energia, com certeza está pronto para tomar a decisão certa. Com a energia solar, além de estar adquirindo uma energia renovável, você ainda leva economia, sustentabilidade e inovação para o seu espaço. E o melhor: Você terá a ajuda de uma equipe especializada no assunto, do início ao final do seu projeto. Não perca tempo e venha montar seu orçamento conosco. É o momento de viver o novo.