Estamos passando por um período de inovações em todos os sentidos, e a energia solar industrial veio para focar ainda mais no futuro. Analisando como um todo, para uma indústria crescer é necessário dois fatores, um bom planejamento e equilíbrio de custos. E uma boa forma de reduzir esses custos é investir em energia solar industrial, uma tendência econômica que está em crescimento no Brasil.
A conta de energia é um dos custos não gerenciáveis de maior impacto dentro de uma empresa. A impossibilidade de prever os gastos de energia e o aumento das tarifas que fogem do controle dos gestores são motivos que levam à busca de novas soluções. Com isso, o segmento de geração distribuída nas indústrias vem ganhando cada vez mais espaço, tendo em vista que as empresas estão começando a reconhecer o investimento em sistemas de geração fotovoltaica.
Para entender melhor os benefícios dessa energia, trouxemos alguns pontos que merecem ser
destacados.
1. INCENTIVOS FISCAIS
Existe o Programa de Desenvolvimento da Geração de Energia Elétrica Distribuída (ProGD), que foi criado em 2015 com a intenção de reduzir o consumo de energia termoelétrica. A Caixa Econômica e o Banco do Brasil também oferecem linhas de financiamento exclusivas como incentivo à geração de energia própria.
2. ECONOMIA
Se você não conhece, o retorno de investimento em painéis solares é relativamente rápido, visando que isso pode acontecer a partir de 2 anos, dependendo do nicho de atuação. E vale acrescentar, que uma das maiores finalidades em investir em energia solar, é garantir a economia na conta de luz. Após um período de no máximo 12 meses, a empresa pode arrecadar uma economia suficiente para cobrir os custos iniciais e ainda pode investir em outras áreas de urgência da indústria.
3. Baixo custo de manutenção
Esse é um ponto que deve ser destacado quando se discute a implantação de um projeto de energia solar em uma empresa. Painéis solares que possuem uma alta qualidade, oferecem uma vida útil longa de até 25 anos. Ou seja, após a aquisição e implantação, a empresa não precisa se preocupar com custos de manutenção mensal. Porém, para garantir que a performance do sistema seja perfeita, é necessário que haja uma atenção especial no que diz respeito a fiscalização e limpeza, que precisam ser realizadas pelo menos 2 vezes ao ano.
4. Sustentabilidade
Pode-se destacar que a energia fotovoltaica é um tipo de geração de eletricidade considerada limpa e renovável. Ou seja, sua produção gera pouco ou nenhum resíduo e que sua fonte é naturalmente restabelecida pelo meio ambiente. Assim, além de não se esgotar, ela não agride o meio ambiente. Um dos objetivos na criação e implantação da energia solar dentro das indústrias, é que todas elas comecem a gerar sua própria energia, aliando assim a economia e a sustentabilidade.
Gostou do nosso conteúdo? Acha que sua empresa está pronta para receber essa nova fonte de energia? É só entrar em contato com a BRX Solar e montar o seu orçamento. Dispomos de profissionais altamente capacitados e treinados para criar e adaptar qualquer projeto. Qualquer dúvida, fique conectado conosco através de nossas redes sociais.