Como preparar sua construção para energia solar

Se você tem interesse em implantar a energia solar no seu imóvel, você precisa levar em consideração alguns pontos necessários. Um dos grandes benefícios da energia solar fotovoltaica, é que ela é bastante versátil, ou seja, se você já tem um imóvel, você pode instalar esse sistema sem nenhuma alteração. Mas, caso você esteja construindo um espaço, você pode planejar para que haja a facilitação da instalação, tornando o processo mais eficiente e simples.

 

E para começar, você precisa levar em consideração alguns fatores, e é sobre eles que vamos falar a seguir.

 

Verifique a área

Você precisa de uma área livre de, no mínimo, 10m². Dependendo da demanda de energia, haverá necessidade de mais área. Dê uma olhada abaixo:

Potência de 1,5 kWp – aceitação mínima de 10,5 m²
Potência de 2,0 kWp – aceitação mínima de 14 m²
Potência de 3,0 kWp – aceitação mínima de 21 m²
Potência de 4,0 kWp – aceitação mínima de 28 m²
Potência de 5,0 kWp – aceitação mínima de 35 m²
Potência de 10,0kWp – aceitação mínima de 70 m²

 

Existe uma regra que você pode seguir que vamos mostrar agora:

Considere de 7m² a 10m² para cada kWp de potência do seu sistema. Ex: Um sistema com 16 painéis de 330 Watts possui uma potência de 5.28 kWp (16 x 330 = 5.280 Watts). Este sistema vai ocupar entre 36,96m² e 52,8m².

 

Tipos de cobertura

 

Os painéis fotovoltaicos são colocados ao telhado através de um sistema de fixação. Essa instalação representa um custo relevante do orçamento, por isso o tipo de telhado deve ser bem pesquisado quando se está planejando implantar esse sistema. Dê uma olhada em algumas coberturas que facilitam a fixação:

Telha metálica – Trapezoidais comuns e termoacústicas;
Telha Shingle;
Telhas de barro /concreto do tipo francês ou do tipo capa-canal.

Posição das placas

O melhor posicionamento para produzir o máximo de energia através dos painéis fotovoltaicos é a face Norte, com um grau de inclinação ao lado da latitude. Colocando em prática, você nem sempre vai ter a inclinação e direção perfeitas, mas não fique preocupado! A perda de produção de energia é bem pequena e totalmente aceitável. Você pode ter o seu painel instalado em qualquer área do telhado, menos as viradas ao Sul. É importante que bata o máximo de sol sem sombras ao decorrer do dia.

Tamanho dos painéis

Existem dois modelos, os mais utilizados em casa são:

  • Painéis de 270, 275, 280 e 290 Watts: possuem todos 60 células e medem tradicionalmente 166 cm de altura por 99 cm de largura e de 4 a 5 cm de profundidade;
  • Painéis de 325, 330, 340 e 360 Watts: possuem todos 72 células e medem tradicionalmente 198 cm de altura por 99cm de largura e de 4 a 5 cm de profundidade.

Uma dica é sempre usar números pares de painéis, por questão de estética e também será mais fácil configurar o inversor fotovoltaico.

Instalação do Inversor

É bom procurar um local longe de umidades ou incidência direta da luz do Sol e perto do quadro de distribuição de energia. O inversor é um equipamento eletrônico e quanto maior a proteção sobre ele, maior será sua vida útil. Os inversores que são utilizados em um imóvel, ocupam um espaço de 0 cm x 50 cm x 25 cm até 80 cm x 55 cm x 25 cm (Altura, Largura, Profundidade). É bom se certificar de deixar um espaço ao redor dele para que facilite a ventilação e o acesso.

Agora que você já sabe como se preparar, chegou a hora de instalar o sistema no seu imóvel. Não deixe de entrar em contato conosco para fazer o seu projeto. Estamos te esperando para lhe ajudar a fazer parte do futuro! E não esqueça de ficar conectado conosco através de nossas redes sociais.

Compartilhe

WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn