Saber como fazer o controle de consumo de energia elétrica é muito importante para que energia não seja desperdiçada à toa. O que impede ainda que sua conta no fim do mês não fique muito cara.
Tanto empresas quanto lares precisam saber como utilizar a energia necessária para que não haja um susto na hora que a conta fechar. Além disso, o desperdício de energia é prejudicial para o meio ambiente também, o que traz impactos diretos e indiretos a nossa vida.
Quando há um gasto excessivo sem necessidade, quem mais sofre no final é o planeta e os próprios seres humanos. Para fazer um consumo consciente, separamos algumas dicas que podem ajudar, continue lendo e anote-as.
Como calcular o consumo de energia elétrica
Assim como a comida, a eletricidade é um recurso pelo qual você paga. Quando não há um consumo proveitoso deste elemento, seu desperdício acaba sendo convertido em desperdício.
Como um alimento que estragou, a energia em excesso se torna um gasto desnecessário, portanto, vira um dinheiro jogado fora. Para que isso acabe, você pode ter uma boa iniciativa.
Esta iniciativa tem relação com o cálculo de consumo que você ou o ambiente em que está, produz. Sendo assim, você consegue ter um controle maior deste fator.
1. Saiba a potência dos aparelho
Antes de mais nada, para que você saiba como calcular o consumo de energia que está tendo, é preciso que você tenha noção sobre qual é a potência dos aparelhos do ambiente. As informações aparecem na unidade de potência Watts ou W.
Em geral, pode-se encontrá-la estampada no produto, por exemplo, “lâmpada 100w”, “geladeira de 300w”, etc. Para potências que ultrapassam mil Watts, usa-se a unidade de medida kW ou quilowatts.
Logo, 1000 watts será 1kW e quanto mais watts, maior o kW indicando que mais consumo terá o aparelho. Vale lembrar que a energia tem relação com o período de tempo em que um aparelho é utilizado, então quanto mais tempo ele estiver ligado, mais ele irá consumir.
2. Calculando o consumo em kwh
O kwh é o consumo de energia feito por hora. Portanto, para que o cálculo esteja correto, é necessário que se faça a multiplicação de potência x hora.
O resultado disso será o consumo de energia (kW) por hora (h). Basta que você multiplique essa potência kW pela quantidade de dias e horas em que ela foi usada.
No cálculo de um chuveiro, por exemplo, para que você possa saber o custo mensal que ele possui utilizando uma energia de 5.500 watts é preciso que você faça o seguinte:
- Ache o valor em kW dividindo o valor da potência por 1.000;
- O resultado será de 5,5 kw (5.500/1.000).
A segunda coisa a se fazer é saber por quanto tempo esse chuveiro foi utilizado. Então supondo que ele tenha sido ligado por 15 minutos ao dia você deve multiplicar pelo número total de dias.
Então a seguinte conta seria feita (15×30). Depois, você tem que transformar tudo isso em hora, logo, você irá dividir 450 por 60 e obterá um resultado de 7,5 horas utilizadas no mês.
Portanto, você deve multiplicar o consumo (5,5 kW) e multiplicá-lo pelas horas (7,5). O resultado do gasto de energia será de 41,25 kWh no mês.]
Para saber o custo disso financeiramente, basta calcular a energia do mês, multiplicando ela pela tarifa em que a energia é cobrada na sua região. Esse tipo de cálculo pode ser feito em qualquer tipo de aparelho, basta que você saiba o quanto de energia ele consome.
3. Aparelhos para ficar de olho
Existem alguns aparelhos que acabam sendo sim vilões do consumo de energia pois gastam muito. Geralmente, os produtos que possuem resistência fazem parte dos vilões.
Tais como geladeira, chuveiro, máquina de lavar, microondas, freezer, sanduicheiras, entre outros. Esses costumam gerar um gasto de luz mais alto do que os outros aparelhos e nem todos precisam estar sempre ligados.
Dicas para conseguir uma economia no consumo de energia elétrica
Agora que você sabe calcular o consumo energético, é preciso ficar de olho para que esse valor não ultrapasse o esperado. Sendo assim, há alguns meios que você pode se utilizar.
Algumas dicas importantes e fáceis já farão toda a diferença quando se trata de economizar energia, portanto, siga algumas delas e você terá bons resultados.
1. Prefira deixar os ambientes claros
As paredes tanto de empresa quanto de um lar, quanto mais claras forem, melhor será a dispersão de luz no ambiente. Isso porque a cor clara reflete e faz com que a necessidade de ter lâmpadas ligadas diminua.
2. Disponha bem seus eletrodomésticos
Num lar, saber onde posicionar cada equipamento doméstico faz diferença na conta. Principalmente quando se trata de eletrodoméstico. Por exemplo, posicionar a geladeira perto do fogão não é uma boa ideia.
Isso porque um trabalha para esfriar e o outro para esquentar. Quando dispostos muito perto precisam realizar mais força para trabalhar melhor, logo, a energia aumenta.
O mesmo se dá para guardar comidas quentes na geladeira, ao fazer isso, o equipamento terá que trabalhar bem mais para poder esfriar a comida.
3. Utilize lâmpadas econômicas
Antigamente não se tinha lâmpadas focadas na economia de energia, no entanto, hoje as lâmpadas de LED já são as melhores alternativas tanto para empresas quanto para casas.
As lâmpadas, além de possuírem um baixo consumo, iluminam bastante e possuem longa duração. Seu consumo é cerca de 25% menor que as lâmpadas fluorescentes, e 80% a menos que a incandescente.
4. Retire os aparelhos da tomada
Todo aparelho que possui função stand-by consome cerca de 15% da energia utilizada enquanto eles estão ligados. Sendo assim, desligar esses produtos da tomada é fundamental para uma economia.
5. Calcule o uso de recursos oferecidos
Pré-defina, por exemplo, dias específicos para lavagem de roupas. Utilize o chuveiro apenas por um período determinado. Utilize as luzes somente se estiver no ambiente.
Essa entre outras inúmeras maneiras de economizar são importantes. Além disso, você pode otimizar o consumo dentro de casa, por exemplo, ao instalar placas solares gerando economia e sustentabilidade no seu lar.
Conclusão
Por fim, vimos então algumas maneiras de você calcular o consumo de energia elétrica e poupar seu dinheiro no fim do mês. Deixando claro que:
- O planejamento de consumo de energia é necessário quando se quer obter uma redução significativa do preço da conta de luz;
- Redução de custos oferece uma vida mais sustentável;
- Economizar não significa cortar, e sim usar com consciência.
Diga aqui se você conseguiu compreender como é feito o cálculo e se este conteúdo foi útil para você.