7 mitos mais comuns sobre energia solar que você deve esquecer

Quando um assunto é novo, muita gente gosta de criar suposições sobre o tema, mas muitas vezes nem chega a ser verdade. No caso da energia solar não é diferente! O assunto vem se tornando mais comum no cotidiano das pessoas, principalmente as vantagens que são destacadas por quem decide optar pelo sistema. Hoje, vamos acabar com todas as suas dúvidas sobre o funcionamento dessa energia, e também eliminar os mitos que foram implantados na sua ideia. Fique conosco e anote tudo.

 

  • Painéis fotovoltaicos não são iguais

 

Mesmo que os painéis tenham uma aparência externa bastante semelhante, é preciso reforçar que eles não são exatamente iguais. Alguns deles têm uma qualidade melhor que outros, e podem afetar diretamente na produção do sistema instalado. Além disso, seu projeto pode precisar de um tipo específico de painel, com maior ou menor capacidade de geração, por exemplo. E isso, sem sombra de dúvida, pode interferir no valor total do sistema.

 

  • Conta de energia no zero

 

Esse é outro pensamento totalmente equivocado. O que o sistema solar consegue, é diminuir consideravelmente o valor da conta de energia, porém ela não chega a ser zerada, e isso vale tanto para uma empresa ou residência que possua o sistema instalado. Isso não é possível, pois as concessionárias, autorizadas pela Resolução 414/2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), cobram taxas mínimas pela disponibilidade do serviço. Ou seja, mesmo que você tenha sua própria fonte de energia em casa ou na empresa, é necessário pagar um valor mínimo na conta de luz, referente a esse custo de disponibilidade.

 

  • Sem sol, sem luz

 

É verdade que em dias nublados a incidência de raios de sol nas placas chegam a interferir na capacidade de geração do sistema, mas é mito dizer que não é possível produzir energia solar nesses dias. Mesmo que as nuvens contribuam para uma redução da energia, elas não podem impedir totalmente a passagem da luz, que chega de qualquer forma aos painéis fotovoltaicos. E é assim, que as placas são capazes de produzir a energia e continuar abastecendo as instalações, mas com uma capacidade menor.

  • Energia sem a eletricidade da concessionária

A grande maioria dos sistemas fotovoltaicos instalados nos dias de hoje, não são autônomos em relação às concessionárias de energia, porque não usam baterias e estão conectados à rede elétrica. Nesse caso, caso aconteça uma interrupção nos serviços da concessionária, o sistema solar também pode cair. Essa é uma medida de segurança para que os funcionários das empresas possam realizar os reparos necessários na rede elétrica externa, sem que haja o risco de outras fontes eletrificando os fios.

  • Tecnologia de alto preço

Há algum tempo atrás, essa informação poderia até ser considerada verdade. Mas, com os avanços tecnológicos e a popularização da energia solar, os custos sobre o projeto passaram a diminuir significativamente. E hoje em dia, esse tipo de tecnologia é mais acessível a todos.

  • Instalar em casa alugada não vale a pena

Algumas pessoas acreditam que não vale muito a pena investir em energia solar em um imóvel alugado, isso porque acham que depois de instalado, o sistema não pode ser retirado e reinstalado em outro local, o que acaba sendo outro mito. Na verdade, é possível sim retirar as placas e todos os demais componentes do sistema fotovoltaico, e transportá-lo para outro local sem problema. Mas deve-se haver atenção, pois é necessária uma reformulação do projeto, para que haja a certeza de que os componentes serão instalados corretamente no novo imóvel.

  • Custo elevado de manutenção

O último mito passando na sua tela! Hoje em dia, os sistemas fotovoltaicos são bastante simples, e na maioria das vezes, compostos por poucos elementos, o que acaba não gerando grandes gastos com ajustes e reparos. Normalmente, a manutenção exigida por um sistema fotovoltaico é uma limpeza periódica dos painéis solares em períodos mais secos. Como o sistema é feito para resistir às intempéries climáticas e ao desgaste do tempo, o sistema praticamente funciona sem nenhum tipo de intervenção, podendo permanecer assim por longos anos.

Conseguimos abrir mais sua mente sobre o assunto? O que acha de realizar um projeto conosco para entender e levar a tecnologia para a sua casa. Siga a gente em nossas redes sociais e adquira mais conteúdo como esse.

Compartilhe

WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn