6 dicas de como fazer uma construção sustentável

Para quem se preocupa com o meio ambiente, ter uma construção sustentável acaba se tornando meta de vida. E para isso dar certo, é preciso seguir alguns caminhos necessários, por isso hoje vamos trazer algumas dicas que vão lhe ajudar por onde começar, e também abrir sua mente para novas ideias. Está preparado para essas dicas?

 

1 – Faça uso de materiais sustentáveis

 

Um dos pontos importantes para começar uma casa eco amigável, é a escolha dos materiais, esse primeiro passo representa uma estratégia muito importante durante este projeto. Além disso, esses tipos de materiais oferecem benefícios específicos para o construtor e aos futuros moradores. São eles: menor custo de manutenção e substituição, economia de energia, melhoria da saúde dos ocupantes e maior flexibilidade de design. E quais seriam esses materiais de construção tipicamente considerados “verdes” que podem ser escolhidos?

 

  • Materiais de reflorestamento certificados;
  • Materiais reciclados, como entulho e pallets;
  • Produtos atóxicos reutilizáveis e renováveis.

 

Esse é apenas o começo de um grande projeto com um design incrível e sustentável que vai fazer muito bem para você e sua família.

 

2 – Escolha profissionais certos

 

Não dê seu projeto ou seu sonho nas mãos de qualquer profissional, contrate aquele que acredite na causa. Existem engenheiros e arquitetos que podem auxiliar na escolha do terreno, evitando que haja grandes modificações da topografia, e na criação do projeto que favoreça o melhor aproveitamento de materiais, a ventilação, água, disposição final do esgoto, entre outras etapas que precisam ser analisadas. Então é importante escolher profissionais de confiança e que sejam responsáveis e especialistas na área.

 

3 – Reutilização de água

 

Um dos primeiros passos é reduzir a demanda de água com bons hábitos e dispositivos economizadores. Depois, é possível pensar em cogeração de energia e reutilização de água. O que chega a ser mais comum, é o sistema de aproveitamento de água de chuva, que dependendo dos índices pluviométricos e necessidade de água não potável da residência, pode dar retorno em menos de um ano.

 

4 – Instale grandes janelas

 

Outra forma de investir em seu projeto sustentável, é optar por janelas amplas por toda a casa. Isso irá gerar uma maior incidência e aproveitamento da luz e ventilação naturais, ou seja, com tudo isso é possível manter as luzes, aparelhos de ar condicionado e ventiladores desligados por mais tempo. Toda essa mudança fará com que você gaste menos energia e contribua para a preservação dos recursos naturais, o que diminui lá na frente a sua conta de energia.

 

5 – Dê atenção aos pisos e revestimentos

Além do uso dos materiais sustentáveis para a construção, os pisos e revestimentos também precisam de sua atenção, ao lado de um bom projeto arquitetônico e uma especificação de materiais corretos. Em climas quentes e secos, a ventilação com retenção de umidade precisa ser priorizada e em climas secos e frios, o isolamento térmico deve ser prioridade para garantir o conforto e o bem-estar dentro do imóvel.

6 – Considere a instalação de painéis solares

Aqui nós temos temperaturas altas durante o ano inteiro, por isso umas das formas de deixar a casa mais ecológica é escolher a instalação de painéis solares para a geração de energia. Muitas casas e empresas já vêm escolhendo essa forma sustentável de ter sua própria energia, até mesmo pela economia futura. Para uma residência que ainda vai ser construída, basta incluir no projeto a instalação das placas. É possível também fazer essa instalação das placas em residências que já estão prontas.

O que achou das nossas dicas? Elas são um ótimo começo para dar o pontapé inicial ao seu projeto. E se você ainda tiver dúvidas sobre painéis solares, nós da BRX Solar podemos lhe ajudar na execução desse projeto que vai trazer diversos benefícios para o seu futuro e para a economia de sua conta de energia. Vamos fazer um orçamento juntos? Fique conectado conosco em nossas redes sociais.

Compartilhe

WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn