5 dicas para considerar ao analisar um orçamento de energia solar

Talvez um dos fatores que se destaque ao analisar um projeto de energia solar, é o valor. Porém, queremos falar para você que não é somente isso que conta, você precisa se atentar a outros pontos que podem e irão auxiliar na sua escolha. Atualmente, a energia solar é uma ótima opção para a geração de energia elétrica e cada vez mais está sendo uma saída eficaz e vantajosa para quem quer diminuir sua conta de energia. No entanto, mesmo tendo todos os benefícios e é evidente a economia que pode trazer para a sua casa, é importante analisar além disso. Então é hora de conhecer algumas dicas a serem seguidas na hora de sua análise.

 

  • Desempenho e a eficiência dos módulos fotovoltaicos

 

Você precisa ter certeza que os módulos estarão suprindo suas necessidades e expectativas. Para fazer essa avaliação com cuidado, é preciso saber quanto de energia elétrica o equipamento produz e relacioná-lo ao consumo da sua casa ou empresa. Quanto mais watts por metro quadrado o módulo solar tiver, maior será o seu desempenho e melhor será o seu potencial para gerar energia elétrica. A eficiência de um painel solar deve ser de no mínimo 15%.

 

Outro ponto importante, é que ele deve apresentar baixo coeficiente de temperatura, porque ele será bem usado em dias quentes, no caso desses dias o painel perde sua eficiência por conta da temperatura elevada das células. Mas existem outros critérios relacionados ao desempenho do sistema de energia solar, como a experiência do fabricante e o tipo de material que é utilizado.

 

  • Vida do painel

 

Outro ponto importante é avaliar o tempo médio de vida útil do painel solar, geralmente os fabricantes oferecem um mínimo de 25 anos de garantia, o que já dá pra perceber que é um excelente custo-benefício. Ou seja, você precisa avaliar antes de adquirir o produto, se ele suporta as mudanças climáticas e ambientais diversas. O sistema fica à mostra a praticamente todas as formas de interferência da natureza, por isso é importante avaliar até onde ele pode suportar essas intervenções, por exemplo a radiação UVB e UVA, chuva e oxidação.

 

  • Estética do painel

 

Você também precisa considerar o design, a estética do painel solar. Se a peça ao redor do painel (ou quadro) for confeccionado em alumínio, por exemplo, já é um bom sinal, porque equipamentos soldados ou parafusados apresentam uma melhor qualidade. Os painéis anodizados em preto costumam estar entre os melhores modelos. Por isso, você precisa considerar que tanto a estética quanto a eficiência do sistema devem andar juntas, você não quer investir em um sistema pouco funcional e que possa dar problemas futuros.

 

  • Características de outros elementos

 

Sobre os inversores, é importante verificar alguns critérios. Um deles é a assistência técnica nacional, que tira a necessidade de fazer compras de peças fora do Brasil e custear uma manutenção mais cara e difícil. Outros itens a serem vistos são a eficiência acima de 96% e a garantia de 5 ou mais anos, tudo isso você precisa verificar no ato de sua análise. Na parte de cabos e conectores, eles devem ser específicos para sistemas de energia solar, e precisam ter uma durabilidade similar aos painéis solares e inversores.

 

  • Orçamento do sistema

 

Por fim, é muito importante considerar o cálculo de geração de energia (watts) por valor investido. Mas todos os outros critérios citados anteriormente também precisam ser considerados para que haja uma avaliação equilibrada do orçamento. No caso, é importante priorizar os fatores que você acha mais importante. Veja aquilo que é mais relevante quando se fala em substituir a energia elétrica tradicional pela energia solar. Com toda a análise feita de forma personalizada, e é claro, levando em consideração suas prioridades, pode ser verificado os diferenciais e os benefícios em fazer o investimento desse sistema.

 

Você tem itens o suficiente para avaliar na hora de montar o seu orçamento, não esqueça de perguntar um por um, e mais aquelas dúvidas que possam surgir. Se você quer mais informações sobre o assunto, não deixe de seguir a gente em nossas redes sociais.

 

Compartilhe

WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn